"Mulheres" novamente em evidência no Museu Antropológico Diretor Pestana - Unijuí

"Mulheres" novamente em evidência no Museu Antropológico Diretor Pestana

Exposição “Maria Sklodowska Curie – 100 anos de Prêmio Nobel” foi aberta nesta segunda-feira

A exposição “Maria Sklodowska Curie – 100 anos de Prêmio Nobel” motiva a quarta edição do projeto “Mulheres”, iniciado em 2009, com o objetivo de trazer à discussão a mulher e os universos onde a mesma está inserida. A programação é desenvolvida pelo Museu Antropológico Diretor Pestana, juntamente com os cursos de Sociologia e Química da UNIJUÍ, Sinpro-Noroeste e Sociedade Cultural Polonesa Karol Wojtyla. A exposição foi aberta nesta segunda-feira, na Sala de Exposições Temporárias do MADP/FIDENE, podendo ser visitada até o dia 30 de março.

O projeto “Mulheres” foi organizado a partir da necessidade constante do Museu de dialogar com os mais diferentes públicos, ressignificando seu papel diante da sociedade, discutindo temas atuais, buscando no passado os referenciais para entender a sociedade, e, sobretudo, dando visibilidade à presença das mulheres na história local, seja no passado ou no presente. O mês de março foi escolhido em decorrência das celebrações do Dia Internacional da Mulher, em 08 de março, com a intenção de qualificar o debate. Nesta quarta edição do projeto, o tema central é a mulher no mundo acadêmico e científico. A exposição foi organizada pelo Consulado da Polônia de Curitiba, enfocando a trajetória da cientista polonesa Marie Sklodowska Curie, primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel na história.

Madame Curie fez importantes descobertas na área da física e da química, especialmente em relação à radioatividade. Seus trabalhos abriram caminhos para a física nuclear. Além disso, ela descobriu dois novos elementos químicos, o rádio e o polônio, que auxiliam no tratamento do câncer. Seus trabalhos renderam dois prêmios Nobel, em 1903, de Física, ao lado do marido Pierre Curie e de Henri Becquerel e em 1911, sozinha, quando recebeu o Nobel de Química. O elemento 96, Cúrio (Cm) na tabela periódica, foi uma homenagem a ela e ao seu marido Pierre Curie.

PROGRAMAÇÃO MADP MULHERES 2012

Exposição: “Maria Sklodowska Curie – 100 anos de Prêmio Nobel”
De 05 a 30 de março (no período da exposição, haverá projeção de documentário e, mediante agendamento, a estudante intercambista da Polônia Silwya Michta estará proferindo palestra sobre Vida e Obra de Marie Sklodowska Curie).

Palestras e debates:
05/03 – Abertura, 18h: Sala de Exposições Temporárias do MADP

13/03 – Palestra, 19h30, no Auditório da Sede Acadêmica da UNIJUÍ, com o tema “A Mulher no mundo acadêmico e científico”, a cargo da Profª. Dra. Helena Copetti Callai – Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Educação nas Ciências Mestrado e Doutorado.

21/03 – Filme: Madame Curie - 19h30min, Auditório do MADP. Atuará como debatedora a Profª. Me. Anagilda Gobo, coordenadora do Colegiado do Curso de Química da UNIJUÍ

29/03 – Mesa Redonda, 19h30min, Auditório da MADP, com o tema”O perfil da mulher ijuiense”. Debatedores: Elis Regina Allegranzzi, chefe da Agência do IBGE em Ijuí e Coordenadora Estadual do IBGE Missões; Rosana Maria Tenroller – Coordenadora de Habitação da Prefeitura Municipal de Ijuí; Prof. Dr. Daniel Rubens Cenci, do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNIJUÍ.